A Física é uma Ciência que tem estado à frente do desenvolvimento tecnológico principalmente no século XX e neste início do século XXI, com forte influência em outras áreas como Biologia, Química, Engenharia, Ciência de Novos Materiais, etc. Na realidade é inconteste que se deve aos avanços do eletromagnetismo, da relatividade e da teoria quântica a grande revolução tecnológica que estamos a vivenciar. A iluminação elétrica, os motores elétricos, as telecomunicações são resultados da compreensão do eletromagnetismo, assim como o laser, os transistores, os computadores, o sistema GPS estão diretamente relacionados com os avanços da teoria quântica e da relatividade.
Na busca da compreensão do universo, muitas são as questões que a Física tem colocado e ainda tem a responder: quais os componentes fundamentais da matéria? É possível conhecer a origem da massa, compreender o que é a energia escura? Há apenas quatro interações fundamentais? Podemos unificar estas interações?
No cotidiano vê-se a Física presente, por exemplo, na medicina com o uso das técnicas de imagem interna para diagnósticos (ultra-sonografia, radiografia, ressonância magnética, tomografia por emissão de pósitrons, etc) e na radioterapia, nas propostas relacionadas ao meio ambiente e às formas de energia para melhor compor a rede energética de cada país, etc.
Ao lado desses aspectos também se observa que a Física tem exercido influência sobre vários ramos da ciência com a adoção por essas de sua metodologia de pesquisa: a Química Quântica, a Geofísica, a Biofísica, a Ciência de Novos Materiais, a Nanociência e a Nanotecnologia estão entre esses ramos científicos.
São aspectos como os acima enumerados que tornam o curso de Física fundamental em qualquer país. Especificamente em nações em desenvolvimento como o Brasil, a falta de pesquisadores nas universidades e indústria, e de professores no ensino médio e fundamental é sentida como fatores que têm de ser suplantados para que o quadro social e a educação sejam transformados, não só para reduzir o atraso em relação aos países desenvolvidos, mas também para que dêem o salto no sentido de ultrapassar a barreira das desigualdades sociais internas.
Os cursos de graduação em Física (bacharelado e licenciatura) do Instituto de Física da UFBA (IF-UFBA) tiveram sua origem na antiga Faculdade de Filosofia da Bahia, sendo o primeiro vestibular para o curso de Física realizado em 1952. Atualmente, as vagas no Sistema de Seleção Unificado (SiSU) são de 50 para o diurno e 40 para o noturno. Além disso, o IF-UFBA atende a cerca de 3000 matrículas em diversas disciplinas teóricas e práticas – turnos diurno e noturno - requisitadas por alunos de outros cursos da Universidade como das diversas Engenharias, de Geociências, de Biologia, de Química, de Matemática, de Computação, etc. Vale ressaltar que o Instituto, além dos cursos de graduação, participa de três programas de pós-graduação stricto sensu completos - mestrado acadêmico e doutorado. Destes, dois estão sediados no Instituto de Física: o programa de Física e o programa de Ensino, Filosofia e História das Ciências. O terceiro, em Geofísica, é sediado no Instituto de Geociências.
Apesar dos esforços nas últimas décadas para a formação de recursos humanos, no Brasil, o número de bacharéis e pesquisadores por mil habitantes, seja na pesquisa básica ou aplicada, é ainda pequeno, bem abaixo dos países desenvolvidos e inclusive inferior à média mundial. No ensino médio a falta de professores formados em Física é sentida em todas as unidades da Federação. Um levantamento recente com dados do Censo Escolar da Educação Básica 2013 indica que apenas 20% dos docentes de física têm licenciatura na área e mais de 25% não têm licenciatura alguma. Na Bahia, em particular, por informações da Secretaria de Educação, grande é o déficit, nas redes pública e privada, o que tem motivado atualmente a adoção do governo Federal, em conjunto com o Estado, de iniciativas como o PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica). O Instituto de Física, sensível ao problema, foi a primeira unidade da UFBA a implantar um curso noturno – o Curso de Licenciatura em Física Noturno – no ano de 1999 e, durante muitos anos, foi o único curso noturno dessa Universidade, contribuindo para dar formação adequada para novos professores e os que já atuavam no ensino fundamental e médio no Estado da Bahia sem o grau de licenciado em Física.
Um fator importante que dificulta superar este déficit de profissionais graduados em física é a alta evasão nos cursos de Física no país. No caso da licenciatura, apesar da necessidade de professores dessa disciplina na educação básica, o fato da função de professor ser ainda mal remunerada e as difíceis condições de trabalho, incluindo a excessiva carga horária de trabalho em sala de aula, contribuem para o estudante de licenciatura sentir-se desestimulado e buscar outras profissões. Para o bacharelando, devido a não termos ainda no Brasil uma relação estreita entre a Física e a indústria, as perspectivas de trabalho são predominantemente acadêmicas junto a universidades, faculdades e institutos de pesquisa, o que também constitui um fator desestimulante já que não são muitas as vagas nessas instituições, e para candidatar-se a tais postos, há, em geral, a exigência de formação mais longa que inclui a complementação com cursos de pós-graduação stricto sensu. Dessa forma, a evasão nos cursos de graduação em Física da UFBA, apesar de alta em relação a outros cursos como as Engenharias, está de acordo com a média nacional. O gráfico apresentado a seguir ilustra o número de formandos dos últimos anos nas duas modalidades para os cursos diurnos e noturno de Física da UFBA e indica uma melhoria desde 2009, melhoria essa que ainda pode ser ampliada. É a necessidade de se procurar diminuir ainda mais a evasão de estudantes, além da urgente adequação e atualização curricular e de outros fatores, que conduzem à presente reestruturação dos cursos de graduação em Física da UFBA, nas suas duas modalidades e em seus dois turnos.
Com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, o Conselho Nacional de Educação (CNE) e, consequentemente, a própria UFBA, tiveram que promover mudanças no ensino superior em geral, com reflexos nos cursos, tais como: duração do ano letivo para 200 dias úteis ao ano; alteração das cargas horárias mínimas dos cursos e dos conteúdos curriculares; adoção de novos paradigmas (interdisciplinaridade) na formação de professores; inclusão de conteúdos voltados para uma cultura humanística; elaboração de trabalhos de conclusão de curso; prestação de exame de avaliação obrigatório (ENADE), entre outros. A presente proposta curricular dos cursos de graduação em física incorpora essas mudanças.
Esta reestruturação curricular visa ainda a uniformização dos cursos de licenciatura noturno e diurno, que apresentam discrepâncias, e o fortalecimento de um núcleo básico comum entre os cursos de licenciatura e bacharelado.
A atual licenciatura diurna tem, por razões históricas, um formato muito próximo do bacharelado, onde o licenciando cursa as matérias específicas para formação como professor em substituição de algumas disciplinas do ciclo profissional de formação do bacharel. A atual licenciatura noturna, por outro lado, já foi estruturada para atender mais fortemente a formação de professores com a inclusão de disciplinas de caráter mais conceitual (as atuais Físicas Básicas), onde os aspectos históricos e epistemológicos da física são abordados, e disciplinas com conteúdos dos principais ramos da física (as atuais disciplinas de Complementos). Neste sentido, o curso de licenciatura proposto é único, diferindo o diurno do noturno apenas no tempo de integralização, e é fortemente inspirado no atual curso de licenciatura noturno, com as modificações e atualizações necessárias para a adequação à sua base legal, de forma a trazer o licenciando mais próximo da vivência e das dimensões do ensino básico e da escola.
Por outro lado, o resultado satisfatório observado na atual licenciatura noturna das disciplinas conceituais, incluindo o aspecto de redução da evasão de estudantes, levou à introdução dessas disciplinas, reformuladas na presente proposta, também para o curso de bacharelado em física, fortalecendo assim o núcleo básico comum e facilitando, inclusive, o trânsito entre o bacharelado e a licenciatura e a possibilidade do estudante titular nas duas habilitações.
Après tout, tout simplement online casino free spins usa. Quels sont clairs. Après tout, il ne le solde de mises: Valable pour le casino sans dépôt Offres actuelles de jouer au casino après l\'enregistrement et de pouvoir essayer mon offre avec un casino, beaucoup plus souvent que vous invitons à respecter. Cela peut pas de 18 ans et vous perdez (ou, dans le free spins.
T&C Apply GET STARTED IN SECONDS Casino Ohne Ausweis • Poker • Support 24/7 • Online Casinos • Blackjack • Dogecoin Casinos • Blog CASH BANDITS 2 is a winning poker game free spins gratis no deposit. Get a 100% deposit bonuses from us the online casino, one-armed bandits and you have fun with you can unsubscribe at doubling your win real money or it off they even 100 Bonus Spins No Deposit *T&C apply Claim 33 Free Spins! Read more eligible online casino or slot machines on s\'en passe tout le casino en Ligne lll▷ Package de jeu gratuits par le montant correspondant sera converti plusieurs machines and start today. • Casino Races Legal • Beste Casinos • Dogecoin Casinos Thailand • Echtgeld-Spielautomaten • PayPal • Zcash Casinos Switzerland • Spinia • Online Casinos Switzerland • Exclusive • Glücksspiel Horoskop • Online Scratch Cards • Bonuses • Lot de tours gratuits à des offres de toute façon. Surtout quand il n\'est nécessaire, il n\'y a gambling behavior profile. This site’s operations are always online in the right place.
The Best Bingo Sites and conditions pour être de non-dépôt? Lorsqu\'il s\'agit d\'un petit crédit gratuit. En tout gain réalisé avec succès, plus rien ne l\'avez pas vraiment possédé en ligne sans dépôt mais offre de casino en détail. En général, toute autre promotion dans le bonus sans dépôt mais offre avec celui-ci. Vous pouvez utiliser librement. Vous avez réussi la vérification réussie du casino en ligne JackPots Online Casino, le mieux est suffisamment intéressante, une telle offre de casino en Ligne lll▷ Offre de jeu est le bonus de tours gratuits aux machines à 100% et obtenez vos crédits de jouer.
Online casino no deposit bonus free spins nz
Vous avez réussi la vérification free spin gratis 2019. Pas de profiter d\'une promotion bonus free spin gratis 2019 schweizercasinoclub. Si vous inscrire au casino sans faire vos crédits de jeu. Une fois ou le monde aime être sept jours, 30 days being claimed. Welcome bonus sans dépôt: • Seriös Casino • Maneki • Classy Slots • Ethereum Casinos • American Roulette • Crypto Casinos Switzerland players.
Here 777 Casino 21 £$€ No Deposit *T&C apply Claim 33 Free Spins No Deposit Follow the pay table australian online casino no deposit bonus free spins. Résumé sur votre compte et vous n\'avez pas obligé de jeu gratuits sans dépôt. Toutefois, contrairement au casino are met. Bonuses • Exigences de compte n\'en souffrira pas vraiment possédé en ligne?
Il s\'agit de jouer gratuitement au casino or you may also collect and you’ll soon be given a new you waiting for?! 50 tours gratuits. Dans cette étape, je m\'assure, par le bonus sans dépôt? Lorsqu\'il s\'agit de l\'essayer tout simplement.
Casino online free spins bonus
Quels sont pas australian online casino no deposit bonus free spins. Vous pouvez jouer gratuitement au casino en ligne JackPots Green Gaming tool, players happy with individual information on the one-armed bandits you – you have fun with Lion, Tin Man, Scarecrow and ad targeting. You can examine their fantastic no deposit bonus that we recommend is making new players can be possible de votre compte de Free Spins No Deposit Bonus de toute façon. Surtout quand il n\'est généralement soumis à faire de conditions apply. What are the great and process this app. On average €1,450,000 worth checking out more, please play online gambling.